Iván Antonio Izquierdo (Buenos Aires, 1937) foi um médico e cientista argentino naturalizado brasileiro. Construiu sua carreira na Argentina e foi pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado. Destaca-se entre os cientistas mais citados em todas as áreas do conhecimento.

Izquierdo foi o filho mais velho de pai argentino de origem catalã e de mãe croata. Graduou-se em medicina (1961) e fez doutorado em farmacologia (1963) na Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou por dez anos como professor na Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, mas, devido a motivos políticos e pessoais (sua esposa, Ivone, é brasileira), acabou mudando-se para o Brasil no começo da década de 1970, residindo desde então em Porto Alegre. Em 1977 foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências e em 1981, Izquierdo obteve nacionalidade brasileira.

Por mais de vinte anos, Ivan Izquierdo dirigiu o Centro de Memória do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde formou cerca de 41 doutores, influenciando uma geração de jovens cientistas que hoje trabalham em universidades do Brasil e do exterior. Em função de sua aposentadoria, transferiu-se para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde continuou suas pesquisas e a formação de futuros cientistas.

Entre suas principais contribuições científicas incluem-se as bases moleculares da formação, evocação, persistência e extinção da memória no encéfalo dos mamíferos, a dependência de estado endógena e a discriminação funcional entre memórias de curta e de longa duração.

Ao longo de quase quatro décadas, Ivan Izquierdo publicou mais de 500 artigos científicos em periódicos indexados e é, há anos, um dos cientistas brasileiros e latino-americanos mais citados na literatura especializada. Publicou 17 livros, seis dos quais de ficção e de crônicas.

É membro de diversas Academias de Ciências no Brasil e no mundo. Em 2007, foi eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América (National Academy of Sciences – NAS). Izquierdo foi diretor da Academia Brasileira de Ciências e recebeu mais de 30 importantes prêmios nacionais e internacionais, inclusive a maior comenda civil brasileira, a Ordem de Rio Branco, em 2007.

Ele é Doutor Honoris causa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Recebeu o Prêmio em Ciências da Fundação Conrado Wessel (2007). Na Argentina, além de Professor Honoris Causa da Universidade Nacional de Córdoba (2007), Izquierdo foi a oitava personalidade, desde 1821, a ser nomeado professor honorário da Universidade de Buenos Aires, sendo que todos os outros sete foram laureados com o prêmio Nobel.

Considerado um dos mais importantes pesquisadores neurocientistas do mundo, o Acadêmico Iván Izquierdo morreu na terça-feira, 9/2, aos 83 anos, em razão de uma pneumonia, confirmou Eduardo Izquierdo, filho do cientista, e o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a imensa perda. Um grande colaborador e um grande cientista.


Veja a repercussão na mídia:

ESTADÃO
Morre o neurocientista Iván Izquierdo, um dos maiores especialistas em memória do mundo

G1
Morre neurocientista especialista em memória Iván Izquierdo

GLOBOPLAY
Pesquisador e neurocientista, Ivan Izquierdo morre aos 84 anos em Porto Alegre

GAUCHAZH
Em razão de pneumonia, morre Iván Izquierdo, especialista em memória e reconhecido pesquisador latino-americano