O cientista brasileiro Carlos Nobre, especializado nos das mudanças climáticas na Amazônia e líder de projeto de política científica para uma Amazônia sustentável, recebeu o Prêmio de Diplomacia Científica 2021 da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).

Criado em 2013, o prêmio da AAAS reconhece a atuação de indivíduos ou de pequenas equipes trabalhando em ciência, engenharia ou relações internacionais com contribuição destacada no campo da diplomacia da ciência.

Nobre foi homenageado pelo trabalho ao longo de sua carreira dedicado a entender e proteger a biodiversidade e os povos indígenas da Amazônia.

Mais recentemente, Nobre está atuando como presidente do painel de Ciência para a Amazônia, um esforço da United National Sustainable Development Solutions Network. Ele lidera um grupo de mais de 160 cientistas das nações amazônicas e de fora dela, incluindo especialistas indígenas,  no desenvolvimento de uma avaliação científica da região com dados atuais para conduzir a proteção, conservação e o desenvolvimento sustentável da floresta tropical. O relatório do Painel está previsto para 2021.

O Acadêmico foi homenageado em cerimônia virtual de premiação, dentro da Reunião Anual da AAAS, no dia 10 de fevereiro.

Veja a matéria original no site da AAAS.