A [Acadêmica]  Angela Wyse, professora de bioquímicavinculada ao Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/UFRGS), é uma das vencedoras do prêmio Cientista do Ano 2020, concedido pelo International Achievements Research Center (IARC), na área Ciências Médicas e da Saúde/Ciências da Saúde.

Ela é a única brasileira a figurar na lista e declarou estar feliz com o prêmio, uma vez que é uma conquista “para todos nós”. Angela é bolsista produtividade do CNPq nível 1A, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Possui mestrado e doutorado em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os candidatos foram avaliados por especialistas internacionais e por um Comitê Julgador que utilizou como critério de seleção as contribuições significativas e originais para a pesquisa básica e/ou aplicada na sua área de atuação; número de publicações e/ou patentes emitidas; impacto de citação; orientações; registros de gerenciamento de sucesso; participação em congressos e projetos científicos; liderança na academia ou indústria; prêmios nacionais e/ou internacionais recentes.

Saiba mais aqui.