Os membros afiliados da ABC Fernando Val e Wuelton Monteiro integram o grupo de autores de um dos “Artigo do Ano” da “JAMA Network open”.

Marcus Lacerda

O último autor é o ex-afiliado da ABC Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz-Amazonas), além de professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  Coordena o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema desde 2017.

Fernando Val e Wuelton Monteiro

Fernando Val é fisioterapeuta na UTI da Unidade Hospitalar da FMT-HVD; pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB); e professor dos programas de Pós-Graduação em Medicina Tropical (FMT-HVD/UEA) e em Ciências da Saúde (UFAM).

Wuelton Monteiro é pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) desde 2008; diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD desde 2017; e professor de Epidemiologia Clínica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2013.

O estudo clínico, cujo resultado foi publicado originariamente em 24 de abril no renomado periódico “JAMA Network open”, contribuiu para o entendimento do uso do difosfato de cloroquina e sua derivada, a hidroxicloroquina, como antivirais, de acordo com o editor da revista, Frederick P. Rivara.

Por conta do interesse de líderes políticos em divulgar o uso da droga como solução para a pandemia, houve um súbito aumento na sua utilização sem nenhuma evidência de sua efetividade. Este estudo apresentou informação fundamental para o público e para os médicos de todo o mundo”, acrescentou Rivara.

Veja aqui o artigo original.