A Parceria InterAcademias (IAP) lançou recentemente uma pesquisa sobre o combate a conferências e revistas científicas predatórias – práticas que ameaçam causar danos de longo prazo a pesquisas e pesquisadores. O objetivo desta pesquisa é compreender a extensão e o impacto de conferências e revistas científicas predatórias em diferentes regiões geográficas, disciplinas e estágios de carreira. Com isso, o estudo pode recomendar formas mais eficazes de combater práticas predatórias e proteger os pesquisadores em todas as fases de suas carreiras.

A pesquisa está disponível em português através do link https://survey.alchemer.com/s3/5949743/Combatting-Academic-Predatory-Journals-and-Conferences. O prazo para preenchimento do questionário é 31 de dezembro.

A recomendação é que a pesquisa seja preenchida individualmente, refletindo sobre a experiência pessoal do participante, e não em nome de sua(s) instituição(ões). As respostas serão completamente anônimas. Esta iniciativa não visa expor ou repreender ninguém, mas compreender a prevalência de práticas predatórias. Não há respostas certas ou erradas. A pesquisa deve levar de 15 a 20 minutos para ser concluída e os participantes têm a opção de salvar o progresso e retomar mais tarde.

Esta pesquisa é uma parte vital do estudo da IAP “Combatting Academic Predatory Journals and Conferences“. Todos os pesquisadores, em qualquer disciplina, em qualquer país, em qualquer fase de sua carreira, são convidados a participar. Os resultados serão analisados e disponibilizados na maior brevidade possível.