A Academia Mundial de Ciências (TWAS) anunciou os premiados de 2020 em 4/12. Os prêmios oferecidos pela TWAS e seus parceiros são dos mais prestigiosos para pesquisadores do mundo em desenvolvimento. A Acadêmica

A Acadêmica Helena Judith Nussenzveig Lopes foi premiada por sua contribuição para a análise matemática rigorosa de modelos de fluxo de fluido incompressível em ou próximo a regimes turbulentos.

Doutora em matemática pela Universidade da California, Berkeley, Helena realizou estágios de docência e pesquisa nas Universidades de Kentucky, de Indiana, na Penn State e na Universidade da California, Riverside. Foi professora visitante distinguida na Universidade de Borwn, todas nos Estados Unidos.

Foi docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 1992 a 2012, e é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2012.

Tem experiência na área de equações diferenciais parciais, atuando  na área de dinâmica dos fluidos. Sua principal área de pesquisa são as soluções irregulares de equações de dinâmica dos fluidos incompressíveis, tais como as Equações de Euler e de Navier-Stokes e sistemas derivados. Para além deste tema, trabalhou também com sistemas de desigualdades variacionais, sistemas de leis de conservação e trabalha com aplicações da teoria de transporte ótimo.

É membro do Conselho Cientifico do Centre International des Mathématiques Pures et Appliquées (CIMPA) desde 2013. Foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010, eleita Fellow da Society for Industrial and Applied Mathematics em 2016 e membro titular da Academia Brasileira de Ciencias em 2019. Foi conferencista convidada na Seção de Equações Diferenciais Parciais do International Congress of Mathematicians (ICM) 2018.

Conheça os outros premiados na página da TWAS.