No dia 23 de novembro, um grupo de jovens cientistas de diversos países, membros do Comitê Executivo da Jovem Academia da Academia Mundial de Ciências (TYAN-TWAS, na sigla em inglês) e outros integrantes da TYAN [TWAS Young Academy Network] enviaram carta à editora-chefe da revista Nature Communications, sobre o artigo publicado por AlShebli e colegas, intitulado “The association between early career informal mentorship in academic collaborations and junior author performance”.

Na carta, os pesquisadores e as pesquisadoras signatárias apontam que as metodologias e definições utilizadas pelos autores do artigo são inapropriadas e que as interpretações subsequentes são vagas e imprecisas. As relações de causa e efeito estabelecidas pelos autores não são uma base consistente para as conclusões apresentadas no artigo.

A conclusão do autor de que ter mulheres como orientadoras ou mentoras é prejudicial às carreiras de jovens cientistas não só despreza as contribuições de cientistas mulheres mas vai contra os esforços de inúmeras instituições acadêmicas, agências de fomento e academias nacionais e mundiais de ciências em garantir a diversidade e igualdade de gênero em ciência.

A Rede de Jovens Afiliados (TYAN) da Academia Mundial de Ciências (TWAS) envolve mais de 300 jovens cientistas de 68 países. Muitos dos seus membros, homens e mulheres, se beneficiaram pessoalmente da orientação de cientistas mulheres e, portanto, consideram que as conclusões sem base do artigo de AlShebli e colegas  apenas exacerba as desigualdades de gênero na ciência.

Assim, os signatários consideram a Nature Communications responsável por garantir que este estudo tenha sido conduzido com robustez, interpretado apropriadamente e, em especial, que contribua construtivamente para as discussões em evidência que destacam as desigualdades de gênero na comunidade científica.

Dentre os signatários está a ex-afiliada da ABC (ciências biomédicas, 2012-2016) Yraima Cordeiro, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia a carta original na íntegra aqui.


Veja a repercussão do artigo nas mídia:

FOLHA DE S. PAULO, 21/11
Pesquisadoras querem cancelar artigo sobre mulheres na ciência