O Acadêmico Miguel Nicolelis participou, no dia 17/11, da última edição do Horizontes da Inovação Entrevista, uma série de encontros promovida pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba e pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). A entrevista foi coordenada pela jornalista Márcia Dementshuk e abordou questões tratadas pelo livro “O verdadeiro criador de tudo” de Nicolelis e o conceito de “brainets”.

Em conjunto com um grupo de cientistas da Universidade de Duke, nos EUA, o Acadêmico Nicolelis é reconhecido por pesquisar redes cerebrais em diferentes animais — as brainets. “É a ideia que desenvolvi para tentar explicar como a história da nossa espécie foi formada a partir da capacidade de criar grupos sociais e, assim, universos paralelos”, disse Nicolelis. A cultura, os mitos e os contos ancestrais são, para o Acadêmico, exemplos dessas coexistências entre os seres humanos. “A brainet surge a partir de grupos sociais que tenham a habilidade de trocar vírus informacionais, que se transmitem por métodos de comunicação eficientes, como a linguagem”, disse.

Para Nicolelis, as redes sociais permitiram a ampliação da comunicação humana e, consequentemente, potencializaram a criação de universos de pensamento entre os homens. “A humanidade começou a se sincronizar a partir de contos e relatos que permitiram que a memória fosse preservada por milênios no futuro”, explicou. “Essa interação influenciou os cérebros dos membros daquele grupo social, que passaram a agir de acordo com o primeiro relato. Esse processo cria novas realidades, universos próprios dos indivíduos”, disse. Para o Acadêmico, o universo conhecido seria uma versão criada pela mente humana a partir dessas interações e inteligências coletivas — as brainets.

Assista a entrevista completa divulgada no canal da Fapesq no YouTube: