Conforme a pandemia de COVID-19 continua, os serviços nacionais de saúde têm procurado vencer essa luta global em conjunto com respostas políticas pontuais (como apoio financeiro temporário). No entanto, fica claro que o coronavírus está afetando diferentes setores da sociedade de diferentes maneiras.

Mesmo em tempos extraordinários como o atual, os determinantes sociais subjacentes da saúde frequentemente permanecem, ou seja, as populações pobres, marginalizadas e minoritárias são as principais afetadas. E esse cenário continuará a se repetir, a menos que ações específicas sejam tomadas.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde (SHEM, na sigla em inglês) () estão promovendo uma chamada global para a submissão de estudos de caso que ilustrem tentativas de se reduzir as iniquidades em saúde causadas pela COVID-19. Os melhores/mais impactantes estudos de caso de todo o mundo serão publicados em uma coleção especial.

A submissão de estudos de caso (de governos, universidades, ONGs e indivíduos) deve ser feita até o dia 31 de outubro através de um questionário (em inglês). Clique aqui para acessar.

Após a revisão dos estudos de caso por um Comitê de Seleção coordenado pela Parceria InterAcademias, um dos membros do SHEM, os autores dos melhores/mais impactantes trabalhos serão contatados diretamente pelos organizadores do processo. Os 20 a 30 selecionados serão convidados a preparar de estudos de caso completos (até 2 mil palavras) até o final de janeiro de 2021. Vale destacar que os textos serão revisados ​​e editados para clareza e padronização de estilo antes da publicação pela OMS e pelo Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde.

Participe!