O Acadêmico Nathan Berkovits, diretor do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), e Fernando Quevedo Rodriguez, ex-diretor do International Centre for Theoretical Physics (ICTP), foram homenageados com o Prêmio John Wheatley 2021, por suas contribuições para o progresso da física em países em desenvolvimento.

A premiação é concedida a cada dois anos pela American Physical Society (Estados Unidos) a cientistas que, por meio de atividades de pesquisa ou ensino, tenham feito grandes contribuições para o progresso da física em países em desenvolvimento.

Berkovits é professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 1996. Recebeu em 2009 o prêmio da Academia Mundial de Ciências (TWAS) por suas contribuições à Teoria de Supercordas.

Já Quevedo é um físico teórico de alta energia da Guatemala e professor na Universidade de Cambridge, Reino Unido. De 2009 a 2019 ele foi diretor do ICTP. Sua pesquisa se concentra principalmente em aspectos formais, fenomenológicos e cosmológicos de teorias de campo e cordas.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que tem apoio da Fapesp e sede no IFT-Unesp, em São Paulo.