No dia 8 de outubro foi realizado pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF-UFRJ) um Simpósio Especial em Celebração aos 90 anos do Acadêmico Erasmo Madureira Ferreira, professor emérito do IF-UFRJ e um dos pioneiros da física de partículas no país.

Seu interesse pelo estudo da estrutura da matéria surgiu no ensino médio, nas aulas de química sobre átomos e moléculas. Decidiu estudar química e física, graduando-se em química industrial (1952) e obtendo o bacharelado em física (1954) pela Universidade do Brasil, posteriormente chamada Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Devido ao impacto da importância crescente da física naquela fase histórica, foi fundado o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que foi a primeira instituição do Rio de Janeiro a oferecer oportunidade para carreira científica em física. Ferreira foi contratado pelo CBPF para trabalhar em partículas elementares, e em 1957 foi para Londres, com bolsa do então COnselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), obtendo o doutorado em 1961 no Imperial College of Science and Technology, com tese sobre o espalhamento káon-dêuteron, sob a orientação do físico Abdus Salam.

Ferreira participou ativamente da estruturação do sistema de pós-graduação no país. No final do ano de 1968, tornou-se diretor do Setor de Física e Astronomia do CNPq, mantendo essas funções por seis anos. Transferiu-se para a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde se dedicou à formação de pessoal e à pesquisa teórica em física de altas energias.

Em 1974, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em 1994, transferiu-se para a UFRJ como professor titular, tornando-se professor emérito da universidade no ano de 2004. Sua linha de trabalho atual consiste em problemas de cromodinâmica quântica em condições não-perturbativas e suas aplicações ao espalhamento de hádrons a altas energias.

Assista o evento na íntegra: