Prevista inicialmente para ser realizada em Riad, na Arábia Saudita, a reunião do Science 20 (S20), grupo de Academias de Ciências dos países do G20, foi realizada virtualmente, por conta da pandemia, em 26 de setembro, com participação da ABC.

O tema central foi “Perspectivas: Ciência para Navegar nas Transições Críticas”, sendo subtemas “O Futuro da Saúde”, “Economia Circular”, “Revolução Digital” e “Conectando os Pontos” – este último buscando construir uma síntese do conjunto das discussões.

Participaram ativamente desse processo o presidente da ABC, Luiz Davidovich (Conectando os Pontos), a vice-presidente da ABC, Helena Nader (O Futuro da Saúde), e os Acadêmicos José Galizia Tundisi (Economia Circular) e Virgílio Almeida (Revolução Digital). A assessoria internacional da ABC também atuou ativamente nesse processo, através de Marcos Cortesão (secretário executivo de Relações Internacionais da ABC) e Vitor Vieira (assessor de projetos).

 

Perspectivas: Ciência para Navegar nas Transições Críticas

Na reunião de sábado, as Academias de Ciências apresentaram a declaração conjunta “Perspectivas: Ciência para Navegar nas Transições Críticas” à presidência do G20 da Arábia Saudita. No documento, as Academias enfatizam a necessidade de se observar os desafios globais em toda a sua complexidade e levando-se em conta as suas interconexões. Isso se faz importante para que a humanidade possa atravessar situações críticas como a da atual pandemia, que evidenciou a ausência de preparação e fragilidade em áreas como saúde, economia, serviços sociais e educação, entre outras.

Durante a reunião, o presidente da ABC fez uma apresentação destacando preocupações e ações desenvolvidas pela Academia visando ajudar a preparação do Brasil para o enfrentamento de crises e desafios futuros.

O Futuro da Saúde

Na temática Saúde, Luiz Davidovich chamou a atenção para a necessidade de se fortalecer o conceito de Saúde Única, uma abordagem holística da saúde, que compreende os animais, as plantas e o meio ambiente como um todo. Também ressaltou a necessidade de uma maior atenção às doenças tropicais negligenciadas, que prevalecem em 149 países e afetam mais de um bilhão de pessoas, custando bilhões de dólares todos os anos às economias dos países em desenvolvimento. Por fim, destacou a necessidade de o mundo estar mais bem preparado para novas e futuras pandemias. Isso pois a ação humana cada vez mais avança sobre ambientes até então intocados, aumentando significativamente o risco de doenças zoonóticas emergentes.

Economia Circular

No contexto da economia circular, o presidente da ABC destacou a importância da proteção e recuperação da biodiversidade para a sustentabilidade global. Citando o caso do Brasil, que possui cerca de 20% da biodiversidade mundial, Davidovich ponderou que o uso sustentável de nossa biodiversidade é a melhor resposta à destruição dos biomas do país. Tendo isso em conta, ele apontou para a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento, que permita a recuperação sustentável da atual crise sanitária e econômica. Tal modelo pode permitir ao país seguir por novos rumos, protegendo seus biomas, gerando menor poluição e reduzindo a desigualdade. Davidovich destacou ainda a importância da educação. Isso pois, para se impulsionar as sociedades em direção à economia circular, são necessárias mudanças culturais e de hábitos que só podem ser alcançadas por meio da educação em todos os níveis.

Revolução Digital

Já no que diz respeito à revolução digital, o presidente da ABC apontou a necessidade de se implantar a infraestrutura digital no país como um todo, levando-se em consideração aspectos de transparência, privacidade, inclusão e não discriminação (seja de gênero, cor, social ou geográfica). Aqui também destacou a importância da uma educação digital com abordagem multidisciplinar, que vá das ciências básicas às ciências sociais e humanas.

Conectando os Pontos

No que concerne às linhas mais gerais de ação, Davidovich fez referência às ações desenvolvidas pela ABC para mostrar à sociedade, ao Congresso e ao Executivo a importância da ciência e de suas contribuições para o desenvolvimento do país. Chamou atenção para o desafio que tem a ciência de se contrapor aos movimentos anticientíficos e antivacinas, à medicina “milagrosa” (principalmente nestes tempos de pandemia) e a outros mitos, tão em voga no tempo presente.

O presidente da ABC ainda destacou a importância de se defender e incentivar a Ciência Aberta, aí incluída a coleta de dados, repositórios, bancos de dados, segurança de dados, revisão por pares, compartilhamento de conhecimento, integração de pesquisa, publicação em periódicos abertos. Chamou, também, atenção para problemas como os altos preços cobrados pelas publicações internacionais.

Outro aspecto destacado foi a importância da cooperação internacional, o que demanda um claro apoio e cooperação com a ONU e suas organizações. De forma semelhante, a importância da cooperação contínua da ABC com organizações como a Parceria InterAcademias (IAP), o Conselho Mundial de Ciência (ISC), a Academia Mundial de Ciências (TWAS) e outros organismos internacionais de C&T foi destacada.

Por fim, um compromisso ético que Davidovich fez questão de destacar foi o de não se deixar ninguém para trás. Para tal, é fundamental assegurar que os benefícios da Ciência sejam acessíveis a todos. Os avanços tecnológicos podem beneficiar a humanidade, mas também podem aumentar a desigualdade. Tal preocupação claramente se faz presente no enfrentamento à COVID-19 e outras doenças, em que deve ser garantido o acesso a medicamentos e vacinas para as populações mais vulneráveis.

Confira o texto final da declaração do S20.