A Reunião Magna Virtual da ABC organizou, para o dia 25/9, 6ª feira, das 16:40 às 18h30 (GMT-3), o painel SAÚDE A PARTIR DA COVID-19, que será moderado pelo Acadêmico Rubens Belfort.

O evento marcará o encontro de três especialistas de peso: Anne Johnson (UCL), Cesar Victora (UFPel) e Ester Sabino (USP).

Saiba mais sobre os palestrantes abaixo e inscreva-se!

 

Anne Johnson, Cesar Victora e Ester Sabino

ANNE JOHNSON
Após a  primeira onda da COVID-19: desafios para a saúde e a sociedade numa visão do Reino Unido

É professora de epidemiologia de doenças infecciosas na University College London (UCL), onde é co-diretora da iniciativa “UCL Saúde do Público”.

Formou-se em medicina nas universidades de Cambridge e de Newcastle, especializando-se em epidemiologia e saúde pública. Por mais de 35 anos, desenvolveu estudos nacionais e internacionais sobre epidemiologia de HIV e da influenza.

É pesquisadora do Virus Watch, um grande estudo populacional sobre a transmissão de Covid -19, e do projeto I-Sense, que desenvolve novos caminhos para a detecção de doenças infecciosas. É membro do Comitê DELVE da Royal Society, que trata das respostas à pandemia COVID-19.

Co-dirigiu o Conselho de Pesquisa Médica e o Centro de Coordenação de Estudos Epidemiológicos de HIV e AIDS do Reino Unido. Foi consultora de vários organismos nacionais e internacionais e nomeada Dama Comandante do Império Britânico, na Lista de Honras do Aniversário da Rainha de 2013.


CESAR VICTORA
Epidemiologia da COVID-19 no Brasil: o que aprendemos em sete meses?

É médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PhD em epidemiologia da assistência médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Professor emérito de epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países.

É professor visitante das Universidades de Harvard, Oxford e Johns Hopkins. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).

Assessorou a Organização Mundial da Saúde e a Unicef. Recebeu diversos prêmios e distinções de instituições nacionais e internacionais.


ESTER SABINO
Epidemiologia e diversidade genética do SARS-CoV-2 no Brasil

É professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

É a investigadora principal do programa dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH/EUA) “Recipient Epidemiology and Donor Evaluation Study-IV Pediatric” e do Centro de Pesquisa São Paulo-Minas Gerais para a Descoberta de Biomarcadores para Doenças Tropicais Negligenciadas.

Coordena o Estudo Translacional para a Identificação, Caracterização e Validação de Biomarcadores em Infecções por Arbovírus de Diferentes Graus de Gravidade (projeto PITE-Fapesp) e o Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (projeto Fapesp/MRC – Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido).

Dirigiu o Instituto de Medicina Tropical da USP de 2015 a 2019.

 


O evento tem tradução simultânea e oferece certificado de participação. 

INSCREVA-SE  E ASSISTA EM http://www.abc.org.br/transmissao 


SERVIÇO

Evento: Reunião Magna Virtual da ABC 2020
Painel: SAÚDE A PARTIR DA COVID-19
Data: 25 de setembro, 6a feira
Hora: 16:30 (GMT-3)
Local: http://www.abc.org.br/transmissao
Inscrições: https://bit.ly/3hGh6iq