A Diretoria da ABC lamenta o falecimento do Acadêmico Elisaldo Carlini, o maior pesquisador brasileiro sobre Cannabis medicinal, em 16/9, aos 91 anos.

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) em 1956, instituição na qual é professor emérito, foi professor do Departamento de Farmacologia e fundou o Departamento de Psicobiologia da EPM, além de ter fundado e dirigido o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). Foi membro do Departamento de Medicina Preventiva da EPM e contribuiu para a formação do Instituto de Ciências Ambientais Químicas e Farmacêuticas, Campus Diadema, da Unifesp. Foi orientador de diversos programas de pós-graduação, tendo formado gerações de pesquisadores (as) e cientistas. Até seu falecimento estava atuando como orientador de mestrado e doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp.

Foi condecorado duas vezes pela Presidência da República por seu trabalho como pesquisador, citado 12 mil vezes em pesquisas científicas nacionais e internacionais. Foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e membro do Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC/ONU).

Doutor honoris causa de inúmeras universidades, dentro e fora do país, realizou estudos de pós-doutorado na Universidade de Yale. Teve mandatos como membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foi um brilhante cientista e militante pela legalização da maconha medicinal. Por sua contribuição temos hoje o Projeto de Lei está circulando o PL 399/2015, que traz a possibilidade de cultivo e produção de remédio à base de Cannabis no Brasil. Em abaixo-assinados é pedido que a Lei tenha o nome de Lei Elisaldo Carlini, prestando devida homenagem ao pioneiro nos estudos sobre a Cannabis para controle de epilepsia no Brasil.

Nossos cumprimentos à família.

Veja a repercussão na mídia:

ESTADÃO
Morre o médico Elisaldo Carlini, pioneiro em defefnder uso medicinal da maconha

AGÊNCIA FAPESP
Morre aos 91 anos Elisaldo Carlini, expoente no estudo da Cannabis medicinal