A 18a edição da série “O mundo a partir do coronavírus” dos Webinários da ABC |Conhecer para Entender foi realizada no dia 4/8 e teve como tema SAÚDE E MEIO AMBIENTE: POLUIÇÃO, SANEAMENTO E ECONOMIA CIRCULAR.

As pandemias estão inseridas em um cenário complexo. A contaminação é também influenciada por fatores ambientais, como a presença de animais silvestres, o adensamento urbano, a intensa mobilidade humana no mundo globalizado, as vulnerabilidades e a desigualdade extremadas. Nesse contexto, a universalização dos serviços de saneamento, particularmente o esgotamento sanitário, mostra-se imprescindível e urgente, não apenas para a proteção do meio ambiente e preservação da saúde pública, mas também no sentido da recuperação das águas urbanas, da recuperação de recursos e energia, e até mesmo da vigilância epidemiológica.

Para debater o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Paulo Saldiva, médico, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP desde 2016. Desenvolve pesquisas nas áreas de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. É membro titular da ABC. Ele abordou a complexa relação de fatores ambientais como determinantes das pandemias.
  • José Galizia Tundisi, especialista internacional em gerenciamento de recuperação de ecossistemas aquáticos. Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), atuante no Instituto de Estudos Avançados/USP, na Universidade Feevale e na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cidade da qual é secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (Iiega) e atua em outros programas internacionais da área. É co-chairman da Cátedra das Águas Urbanas da USP-EESC/IIE-São Carlos da Unesco. É membro titular da ABC. Ele abordou os principais desafios para uma gestão integrada de recursos hídricos em águas urbanas.
  • Carlos Chernicharo, engenheiro ambiental, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fellow da International Water Association (IWA) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis). Desde 2013, tem atuado como professor visitante no IHE/Unesco – Delft (Holanda). Ele falou sobre a evolução histórica do saneamento básico no Brasil, o cenário atual e os impactos sobre a saúde e o meio ambiente.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor Francisco Laurindo.