A série “O mundo a partir do coronavírus” dos Webinários da ABC| Conhecer para Entender chegou à sua 17a edição experimentando um novo formato, no qual todos os convidados são entrevistados e entrevistadores. O debate sobre o tema CIÊNCIA E MÍDIA NA PANDEMIA foi realizado na 3ª feira, 28/7.

Desde o início da pandemia de covid-19, a ciência e a mídia vêm mostrando seu valor, atuando como verdadeiras protagonistas. Para discutir o valor da ciência no enfrentamento da crise e a importância da informação de qualidade no atual cenário, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

Ana Lucia Azevedo, Luiz Davidovich, Maria Augusta Arruda, Hugo Aguilaniu e Luiza Caires
  • O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em ótica e informação quântica. É secretário-geral da Academia Mundial de Ciências – TWAS (2019-2023), além de membro da National Academy of Sciences (EUA). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2000), o Prêmio TWAS de Física (2001), o Prêmio Álvaro Alberto (CNPq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil), ambos em 2010, e a Comenda da Ordem do Mérito Naval (2017).
  • O diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, biólogo, doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia), pós-doutor pelo Salk Institute for Biological Studies (EUA). Suas pesquisas sobre as bases genéticas dos processos de envelhecimento foram premiadas pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e European Research Council (ERC). Foi pesquisador visitante especial na Universidade de São Paulo (USP) e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.
  • A bióloga Maria Augusta Arruda, doutora em biociências/farmacologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde atuou como biotecnóloga e professora. Foi pesquisadora em saúde pública de Farmanguinhos-Fiocruz. Foi coordenadora-geral do Programa Capes-Universidade de Nottingham em Descoberta de Novos Fármacos desde 2011. Desde 2019 é gerente de projetos estratégicos da mesma universidade, junto à principal agência de fomento britânica, UK Research & Innovation. Ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC em 2008. Vem atuando também no campo da diplomacia cientifica.
  • A jornalista Ana Lúcia Azevedo, repórter especial de O Globo, especializada em ciência, saúde e meio ambiente há 30 anos. É autora de livros sobre o clima e a fauna no Brasil. Mestre em geografia pela UFRJ, foi editora de ciência e recebeu alguns dos maiores prêmios em jornalismo do país: Esso, José Reis de Divulgação Científica e o do Grupo de Diários América (GDA). Cobriu, dentre outros, in loco, a tragédia da Serra Fluminense, os desastres de Mariana e Brumadinho, as queimadas no Pantanal, a seca histórica no Nordeste e Sudeste, as epidemias de dengue, zika, febre amarela e as pandemias de H1N1 e da covid-19.
  • A jornalista Luiza Caires, mestre em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é editora de ciências do Jornal da USP e das mídias sociais Ciência USP. Foi repórter da Agência USP de Notícias, editora do Portal da USP e produziu conteúdo de C&T para Editora Abril e Folha de S. Paulo. É autora do guia “De cientista para jornalista“. Tem realizado palestras e treinamentos em divulgação científica para cientistas de várias universidades.

Perdeu? Quer rever? Aqui você acessa o webinário na íntegra.

Veja aqui todos os webinários da ABC. 


A escolha do tema deste webinário, CIÊNCIA E MÍDIA NA PANDEMIA, é uma contribuição da ABC para a iniciativa #cientistatrabalhando, promovida pelo Instituto Serrapilheira e da Agência Bori. Incluímos a hashtag #jornalista trabalhando, fica a sugestão.