O Acadêmico Norberto Peporine Lopes,  professor do Departamento de Física e Química da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi o vencedor do Prêmio Jeremy Knowles 2020, oferecido pela Royal Society of Chemistry inglesa. Sua indicação se deu por seus estudos analíticos e poliômicos pioneiros sobre os modos de ação da ecologia química de produtos naturais.

Lopes começou sua carreira em química de produtos naturais com estudos sobre ecologia e atividade biológica de plantas amazônicas e suas aplicações pelas populações indígenas de regiões remotas. Seu sonho era entender a dinâmica do ambiente, onde uma explosão de sinais químicos ajuda a manter todo o ambiente em equilíbrio.

De acordo com um dos mais famosos químicos de produtos naturais brasileiro, o Acadêmico Otto Gottlieb, “é necessário entender a natureza de forma a aproveitá-la corretamente”. Para corresponder a esse desafio, Lopes começou a trabalhar com espectrometria de massa, uma técnica que permite a análise de um grande número de substâncias químicas de uma única vez. De uma forma simplista, seria como caracterizar cada linha de um código de barras (representando uma substância química) e  relacioná-la com a informação final do produto, nesse caso, informação sobre o metabolismo do organismo.

Ele foi se encantando cada vez mais com as funções dessas substâncias e, em momentos diferentes, buscou transformar o conhecimento da pesquisa básica em aplicações. Nos anos recentes dedicou-se à dinâmica de florestas, comunicação entre anfíbios, vespas e toxinas de frutas e ecologia de abelhas, e fez até um estudo sobre o metabolismo dos tubarões. Todos esses fragmentos contribuíram para a construção de um cenário inicial da dinâmica química da natureza.

Saiba mais sobre o premiado na página da Royal Society of Chemistry.