O Acadêmico Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil (2006-2010) e professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos coordenadores do Comitê Científico do Nordeste para Covid-19. Ele deu entrevista ao G1-NE em 18 de maio sobre a pandemia e as iniciativas do Comitê.

O Comitê aponta que um mínimo de 70% de isolamento social é fundamental para conter o contágio e evitar o aumento de óbitos. Em Recife, foi atingido o índice de 66% de isolamento no último fim de semana. O estado de Pernambuco como um todo atingiu 58,9%.

Rezende explicou que uma pandemia pode ser modelada por equações matemáticas e pode-se fazer projeções. Essas projeções mostram a evolução dos casos em vários cenários e o que foi visto pela equipe de físicos, matemáticos e epidemiologistas que estão trabalhando juntos é que o isolamento de 70% pode, de fato, provocar o declínio de casos. Caso esse índice não seja atingido, mais tempo vai demorar para que se volte à normalidade.

O mundo todo, de acordo com o Acadêmico, mostra que os países que seguiram a ciência obtiveram melhores resultados no enfrentamento da pandemia.

Assista o vídeo da entrevista no Globoplay.