Leia o manifesto lançado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), de cuja Diretoria participa o Acadêmico José Soares Andrade e cujo Conselho conta com os Acadêmicos Márcia Barbosa, Belita KoillerMarcos Pimenta:

Mais ameaças ao sistema brasileiro de bolsas de pesquisa

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, tem sido, ao longo dos anos, uma das iniciativas mais transversais do órgão. Programa pioneiro que atende mais de 25.000 estudantes em todo o país, tem servido de inspiração para iniciativas similares nas fundações estaduais, universidades e outros países. Além de contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores, possibilita uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.

O Programa, inicialmente pensado para a pesquisa fundamental, deu origem a outras iniciativas como o Pibit, que viabilizou também o engajamento de alunos em projetos ligados à pesquisa aplicada e tecnológica. Hoje, esta iniciativa motivadora de vocações em todas as áreas do conhecimento está sendo desvirtuada por um Edital que prioriza apenas áreas específicas, de natureza puramente tecnológicas, em prejuízo de todas as demais.  Outra deficiência do Edital é promover uma especialização precoce do estudante. Esta decisão precisa ser urgentemente revertida, sob o risco de um país com as dimensões do Brasil fomentar a especialização em poucos temas, tornando-se incapaz de enfrentar a complexidade dos desafios econômicos e sociais que nos esperam.