A covid-19 tem provocado ondas  de rumores, misturados com  informações não verificadas, falsidades manipuladas e teorias de conspiração. No webinário da ABC “O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS: PANDEMIA E DESINFORMAÇÃO”, realizado  3ª f, 28/4, foi discutido como esse processo de  desinformação pode afetar a capacidade da sociedade de lidar com pandemia, dificultando a identificação de fontes e orientações confiáveis para população, e como lidar com isso. O moderador foi o presidente da ABC, Luiz Davidovich.

Conheça os webinaristas e seus temas

O diretor da ABC Virgilio Almeida abordou as fontes de desinformação sobre coronavírus no Brasil, o processo de difusão dessas informações e falou sobre como a ciência pode contribuir para combater a desinformação. Ele é professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard.

O demógrafo Eduardo Rios-Neto tratou do papel do IBGE na disseminação e geração de estatísticas no contexto da pandemia covid-19. Falou sobre o hotsite do IBGE, que utiliza estatísticas experimentais e faz a antecipação de resultados preliminares, para auxiliar na tomada de decisões com base em informação consistente. Ele é diretor de Pesquisas do IBGE, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor titular aposentado da UFMG.

O jornalista Bernardo Esteves abordou o tema a partir da cobertura jornalística da pandemia da covid-19 que vem fazendo para os podcasts “A Terra é redonda” e “Foro de Teresina”, ambos da revista Piauí. Discutiu sobre a possibilidade deste ser um ponto de inflexão na crise de confiança junto à opinião pública que atinge tanto a ciência quanto a imprensa. Ele tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, ambos pela UFRJ.

 


Perdeu ou quer rever? Assista na íntegra em https://bit.ly/2VNXst6

Veja alguns destaques aqui!