Leia a carta aberta enviada em 20 de abril ao presidente da Capes, Professor Benedito Aguiar,  assinada pelos coordenadores das 49 áreas de avaliação da Capes:

Prezado presidente da Capes, Professor Benedito Aguiar:

As 49 áreas de avaliação da Capes vêm por meio desta se manifestar com relação à notícia de que a Professora Sônia Nair Báo solicitou sua exoneração do cargo de diretora de Avaliação.

Antes de mais nada, cabe reconhecer a excelência do trabalho desenvolvido pela professora Sonia Báo. A sua dedicação em desempenhar uma atividade de suma importância para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação tem o completo reconhecimento das coordenações de áreas da Capes. Dessa feita, agradecemos o seu empenho e de toda a equipe dessa Diretoria.

Na mesma proporção, gostaríamos de manifestar nossa apreensão para com os rumos que a política de avaliação dos programas possa tomar. Estamos finalizando um ciclo de grandes mudanças, tendo em vista a formulação de uma nova política de avaliação, e gostaríamos de ver mantidas todas as imensas conquistas da nova ficha de avaliação. A atuação segura, competente e dedicada da Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes, sob a condução da professora Sônia Báo, balizou-se estritamente pelos parâmetros exarados no trabalho da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de PósGraduação, materializado no documento chancelado pelo Conselho Superior e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, permitindo o início do processo de revisão da avaliação.

Tal processo só estará plenamente concluído no próximo quadriênio e a segurança institucional desta política de Estado – da avaliação da Pós-Graduação – precisa ser assegurada. Cabe observar que as mudanças previstas para este quadriênio foram pensadas como processo de transição; por essa razão, diante do vulto da tarefa, ainda muito há a ser feito.

A avaliação da pós-graduação no Brasil não se fará se não for combinada com financiamento, autonomia, flexibilidade e integração entre áreas. Neste sentido é imensa a responsabilidade da Capes frente a milhares de bolsistas do país que constroem a pesquisa brasileira e seus orientadores altamente dedicados à excelência da nossa ciência. Ressalta-se, ainda, que tal se faz mais premente diante da realidade atual da pandemia de covid-19, o que tornou é insustentável a manutenção de calendários antes estabelecidos. Preocupa-nos, assim, acima de tudo, se serão mantidas as atuais políticas a fim de que haja segurança, inclusive jurídica, para os envolvidos no processo, para a qualidade dos programas e para a estabilidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Veja as assinaturas da carta na versão integral.