A Acadêmica Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de  Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), vai integrar o comitê científico do World Data Science (WDS), um importante programa internacional vinculado ao International Science Council. Ela estará substituindo o engenheiro Alfredo Tolmasquim, que solicitou sua saída antes do fim do mandato, que termina em 2021.

O primeiro compromisso oficial de Medeiros será uma reunião online do grupo, entre os dias 15 e 17 de abril, realizada em substituição ao encontro presencial que ocorreria em São Paulo. A representante da ABC está envolvida na organização do “2nd WDS Latin America and the Caribbean Scientific Data Management Workshop” , que seria em abril, em São Paulo, e foi adiado, ainda sem data definida, devido à pandemia. A primeira edição do evento foi realizada na ABC, em abril de 2018.

Medeiros tem liderança proeminente no Grupo de Estudos da ABC sobre Abertura e Gestão de Dados para a Ciência.

Sobre o WDS

O World Data System (WDS) é um braço interdisciplinar do International Science Council (ISC), criado em sua 29ª Assembleia Geral, em Maputo, Moçambique, no ano de 2008.

Seus objetivos envolvem o acesso equitativo e universal a dados e informações científicas, especialmente nas ciências sociais e naturais, assim como nas humanidades. O WDS coordena e apoia serviços confiáveis de dados científicos para uso e preservação de conjuntos relevantes de dados, por meio do fortalecimento de sua interação com a comunidade científica.