A Acadêmica Débora Foguel coordena o projeto Conhecer para Entender, iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A equipe de produção dos vídeos é liderada pela professora associada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ Lucia Bianconi e conta com a colaboração da graduanda em medicina pela UFRJ Amanda Kelen Soares Melo. Os vídeos são baseados em análises de artigos recentes sobre coronavírus, publicados em revista destacadas, feitas por jovens pesquisadores de excelência de todo o Brasil.

O Comitê de Avaliação é composto pela vice-presidente da ABC Helena B. Nader, os vice-presidentes Regionais da ABC João Batista Calixto (Região Sul) e Mauro Teixeira (Região MG&CO)  e a diretora da SBPC Lucile Winter.

Uma análise de dois artigos de pesquisadores tailandeses e chineses foi feita pela professora da Faculdade de Farmácia da UFRJ Elisângela da Costa Lima e gerou o novo vídeo, sobre casos de infecção por covid-19 em crianças.

Assista e divulgue!

Referências:

Lu X et al. SARS-CoV-2 Infection in Children. The New England Journal of Medicine, 2020 March 18. DOI: 10.1056/NEJMc2005073

Lee PI et al. Are children less susceptible to COVID-19?J Microbiol Immunol Infect. 2020 Feb 25. DOI: 10.1016/j.jmii.2020.02.011. [Epub ahead of print]

_______________________________________________________

Veja todos os vídeos da série “Conhecer para Entender” aqui!