A Unicamp, em Campinas (SP), já começou a realizar o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus, com resultados em até 48 horas. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), a universidade também informou que dez pessoas do Hospital de Clínicas (HC) realizaram o procedimento com sucesso, e que a média por semana será de 300 testes. A região concentra, até esta manhã, 61 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes.

Credenciada pelo estado, a Unicamp está em negociação com a Saúde de São Paulo para realizar até 180 mil testes. O HC é referência no combate ao coronavírus. Mais insumos são esperados para a próxima semana, o que elevará a capacidade dos laboratórios.

“Esse teste pretende diagnosticar as pessoas internadas aqui e, como a gente já viu dados epidemiológicos, quanto mais testes a gente fizer, maiores serão as nossas chances de conseguir controlar essa pandemia. A nossa ideia é aumentar a quantidade de testes”, explica Marcelo Mori [membro afiliado da ABC 2018-2022], coordenador geral da Força-Tarefa da Unicamp.

Leia a matéria na íntegra e acesse o vídeo da EPTV aqui.