A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) fará um aporte de R$ 900 mil ao laboratório de Virologia Molecular, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para pesquisas científicas relacionadas ao novo coronavírus. O recurso financeiro estará disponível a partir desta quarta-feira (25/03) para que o laboratório possa aumentar a capacidade de diagnóstico da doença. A expectativa é que, por dia, 400 amostras sejam testadas por PCR, que aponta a presença do SARS-CoV2 nas secreções dos pacientes.
“O laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, coordenado pelo professor Amílcar Tanuri, é uma das principais referências no Brasil para a pesquisa científica. O departamento já tem toda uma estrutura de rede voltada para a pesquisa das arboviroses, como a zika, e, com a pandemia da covid-19, todos os esforços da equipe se concentraram para o novo coronavírus. Nosso objetivo é maximizar a capacidade dos laboratórios fluminenses e aproveitar o talento dos pesquisadores da Faperj”, afirmou o presidente da agência fluminense de amparo à pesquisa e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Jerson Lima Silva.
Segundo o coordenador do laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Acadêmico Amílcar Tanuri, desde 1º de março de 2020 os pesquisadores estão realizando testes para a covid-19. Inicialmente, o atendimento estava restrito à comunidade universitária do Fundão, mas com a proliferação do novo vírus fez-se necessário o auxílio a outros laboratórios.
“Quando iniciamos as testagens, eram 30 amostras por dia. Aumentamos para 150 ao dia e, com este aporte da Faperj, nossa expectativa é testar 400 amostras diariamente. Isso vai ajudar a desafogar o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), que está atestando os diagnósticos no Rio de Janeiro”, disse Tanuri, e completou: “Além disso, com o recurso do Estado, poderemos dar início às pesquisas para desenvolver um teste brasileiro de sorologia para que o país não precise importar mais”, revelou o pesquisador.
Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faperj deve anunciar ainda nos próximos dias um edital para que mais projetos possam receber recursos que incentivem à pesquisa do novo coronavírus.