A [vice-presidente da ABC] Helena B. Nader é a vencedora do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2020. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o Prêmio é considerado o maior do país em ciência e tecnologia e este ano destacou a categoria Ciencias da Vida.

A trajetória de Helena B. Nader é amplamente conhecida no cenário de educação e ciência no Brasil. Bacharel em ciências biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), possui licenciatura em biologia na Universidade de São Paulo (USP), doutorado em biologia molecular na Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California. É professora na Unifesp desde 1989, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Seus trabalhos na área de glicobiologia são referência internacional, o que rendeu a ela dezenas de prêmios importantes.

Em 2002, foi agraciada com o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além da brilhante trajetória científica, Nader também é uma ferrenha defensora da ciência e da educação brasileira. Sua atuação incessante foi marcada nos últimos anos por sua participação na Diretoria da SBPC : ela foi a terceira mulher a presidir a SBPC na história da entidade. Em 2019, foi eleita vice-presidente da ABC.

Outras homenagens

Foram anunciados, também, os contemplados com os títulos de Pesquisador Eméroto e as Menções Especiais de Agradecimentos.

O título de Pesquisador Emérito é concedido pelo CNPq ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos dez anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

Já a Menção Especial de Agradecimentos é concedida a pessoas físicas ou jurídicas em reconhecimento aos significativos serviços prestados ao crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq no ano anterior à entrega do título.

A cerimônia de entrega dos Prêmios, que tradicionalmente ocorre em conjunto com a Reunião Magna e posse de novos membros da ABC, aconteceria em maio mas, em decorrência das medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus, foi adiada para outubro.

Conheça os contemplados deste ano:

Pesquisadores Eméritos

Carlos Alberto Vogt: poeta e linguista, é graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em linguística geral e estilística do francês, pela Universidade de Besançon, na França, e doutor em ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Carlos Henrique de Brito Cruz: Engenheiro de eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e mestre e doutor em Ciências pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. É professor titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, onde leciona desde 1982.

Celso Edmundo Bochetti Foelkel: Formado engenheiro agrônomo (especialização em florestas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1970). Na State University of New York obteve o mestrado em Ciências e Tecnologia de Celulose e Papel (1974). Em 1997, recebeu o grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Hernan Chaimovich: Brasileiro, nascido em Santiago de Chile. Bioquímico e Doutor Honoris Causa da Universidad de Chile. Professor titular emérito do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Foi presidente do CNPq de 2015 a 2016 e vice-presidente da ABC.

Frederico Guilherme Graeff: Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (FMRP), 1963; Doutor em farmacologia na FMRP, 1966; pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da Harvard Medical School, 1968; Professor Titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (FFCL-RP), 1986.

Isaias de Carvalho Macedo: Engenheiro mecânico (1967) e mestrado (1969) pelo ITA; doutorado pela Universidade de Michigan em engenharia mecânica (1971). Foi professor de engenharia mecânica (ITA e Unicamp, 1972 – 1983), em energia.

Jacob Palis: Graduou-se em engenharia pela então Universidade do Brasil, a atual UFRJ. Em 1964, iniciou seu doutorado na Universidade da California em Berkeley, sob a supervisão de Steve Smale. É membro de 16 Academias de Ciências ao redor do mundo, inclusive a brasileira (ABC), na qual esteve à frente da Presidência por nove anos.

Jaime A. Rabi: Bioquímico pela Universidad de Chile, é PhD. em química orgânica pela Washington University, EUA, e pós-doutorado no Sloan-Kettering Institute for Cancer Research, EUA. Professor (1973-1993) e diretor (1989-1993) do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN/UFRJ). Pesquisador I-A do CNPq, 1976-1989. É presidente e diretor da empresa Microbiológica desde 1994.

Luiz Bevilacqua: Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito do Instituto Alberto Coimbra, Coppe-UFRJ. Tem pós-graduação em TH Stuttgart, 1961; livre docente pela UFRJ, 1966 e PhD pela Stanford University, 1971. Diretor da Coppe-UFRJ, ocupou cargos de direção no MCT, AEB, CNPq e CAPES e foi eitor da Universidade Federal do ABC.

Marisa Philbert Lajolo: Pesquisadora, professora universitária e autora de literatura juvenil. Foi professora titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, hoje, é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente coordena a publicação das obras de Monteiro Lobato pela Companhia das Letras, casa pela qual, em parceira com Lili Schwarcz,  publicou a biografia Reinações de Monteiro Lobato.

Menção Especial de Agradecimentos

Fiocruz: Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz tem como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em 1900, a Fiocruz possui instalações em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, com sua sede em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e é composta por 16 institutos científicos e tecnológicos, além de escritórios oficiais e uma representação em Moçambique.

Ildeu de Castro Moreira: Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso Ciência (SBPC) desde julho de 2017, o físico Ildeu de Castro Moreira é professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em História das Ciências da UFRJ. Foi membro do Comitê Temático (2005-2007) e do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2008-2012).

Instituto Serrapilheira: Criado em 2017, o Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Foi fundado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, contribuindo para a construção de uma cultura de ciência no país. O instituto atua em duas frentes: ciência e divulgação científica.

Senador Izalci Lucas: Atualmente, é o presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, cujo objetivo é estimular ações governamentais para o desenvolvimento dessas áreas.  Como deputado, foi relator da Emenda Constitucional 85, também chamada de PEC da Inovação,e presidiu a Comissão que aprovou o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16). Foi secretário de Ciência e Tecnologia do DF.

Luiz Davidovich: Doutorou-se em física na Universidade de Rochester, EUA, em 1975. É professor ittular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em ótica quântica e informação quântica. É presidente da Academia Brasileira de Ciências, no segundo mandato (2019-2022), e secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS), até 2022. É membro da National Academy of Sciences (EUA) desde 2006.

Pedro Wongtschowski: Engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É presidente do Conselho de Administração da Embrapii, membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei).