A cientista e professora da UFRGS Marcia Cristina Bernardes Barbosa é uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, conforme lista da revista Forbes nacional, divulgada nesta quarta-feira (4).

“É muito interessante perceber que a ciência, que leva aos celulares, às vacinas, a tudo que rege a nossa vida, advém dos cientistas, então de uma maneira muito caricatural, a gente pode pensar que o cientista sim tem um poder”, afirma a cientista.

O reconhecimento veio menos de um mês após a menção da professora em outra publicação, “Sete cientistas mulheres que moldam o mundo”, da ONU Mulher.

“Até então as listas anteriores [da Forbes] não continham cientistas. Essa foi a primeira vez, são duas cientistas”, diz Marcia.

Marcia é doutora em Física, diretora da Academia Brasileira de Ciências e membro da Academia Mundial de Ciências. Ela estuda as estruturas complexas das moléculas de água, e em entrevista ao G1 em fevereiro, explicou mais sobre a pesquisa, e também sobre a importância do protagonismo feminino na pesquisa.

Leia a matéria na íntegra.