A biomédica Helena Bonciani Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, é a vencedora da primeira edição do 1º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia de premiação será no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo, durante o 2º Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela UNESCO. A socióloga Alice Rangel de Paiva Abreu será homenageada com menção honrosa.

O prêmio é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A cerimônia de premiação ocorrerá anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Esta primeira edição homenageará a primeira categoria, dedicada às cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional.

Após um processo de nominação, do qual participaram 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC, chegou-se a uma lista com 29 indicadas. Uma comissão julgadora se reuniu no dia 4 de dezembro para deliberar e selecionar a vencedora do prêmio e a homenageada com menção honrosa.

Na programação, especialistas convidadas falarão sobre “Meninas e Mulheres cientistas: a importância de incentivar e reconhecer os talentos no Brasil”. Em seguida, será realizada a cerimônia de premiação, na qual as duas homenageadas apresentarão suas trajetórias e suas experiências na carreira científica. Para participar, basta confirmar presença neste link.  O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.

Cientistas destacadas

A trajetória de Helena B. Nader é amplamente conhecida no cenário de educação e ciência no Brasil. Bacharel em ciências biomédicas pela Unifesp, possui licenciatura em biologia na Universidade de São Paulo (USP), doutorado em biologia molecular na Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California. É professora na Unifesp desde 1989 e membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Seus trabalhos na área de glicobiologia são referência internacional, o que rendeu a ela dezenas de prêmios importantes. Em 2002, foi agraciada com o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além da brilhante trajetória científica, Nader também é uma ferrenha defensora da ciência e da educação brasileiras. Sua atuação incessante foi marcada nos últimos anos por sua participação na Diretoria da SBPC – ela foi a terceira mulher a presidir a SBPC na história da entidade. Em 2019, foi eleita vice-presidente da ABC.

Recebendo a Menção Honrosa, Alice Rangel de Paiva Abreu foi indicada por sua expressiva atuação no campo da ciência e tecnologia no Brasil. Cientista Social com formação no Brasil e na Inglaterra – bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela PUC-RJ, mestre em Sociologia pela London School of Economics (LSE) e doutora em Ciências Sociais pela USP -, desenvolveu sua carreira na UFRJ e atuou em universidades no exterior. Foi vice-presidente do CNPq e diretora do Escritório de Educação Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos, entre outros. Suas principais pesquisas foram desenvolvidas no âmbito da Sociologia do Trabalho e de questões de Gênero e Ciência. Além de uma vasta produção bibliográfica reconhecida nacional e internacionalmente, Abreu tem destacada participação em organismos internacionais e em comissões que visam ao reconhecimento das mulheres no campo científico.

Serviço:

Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência” e Cerimônia de entrega do Prêmio “Carolina Bori – Ciência & Mulher”
Data: 11 de fevereiro de 2020, às 14h30
Local: Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP – Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar, São Paulo/SP

Programação:

14h30 – Mesa de Abertura – Meninas e Mulheres cientistas: a importância de incentivar e reconhecer os talentos no Brasil

15h30 – Apresentação das premiadas e entrega dos prêmios

16h00 – Palestra da Profa. Dra. Helena Nader

17h00 – Palestra da Profa. Dra. Alice Rangel de Paiva Abreu

17h30 – Encerramento

Para confirmar presença, acesse este link.