O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, será homenageado com a edição de 2020 da Menção Especial de Agradecimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A menção é concedida em reconhecimento aos significativos serviços prestados por pessoas ou instituições que incentivam o crescimento, o desenvolvimento, o aprimoramento e divulgação do CNPq.

A cerimônia de entrega está confirmada para 13 de maio de 2020, às 18h30, no Rio de Janeiro. Na oportunidade serão entregues, também, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia e os Títulos de Pesquisador Emérito do CNPq. Após o encerramento, haverá a solenidade de diplomação dos novos membros da ABC, como parte da programação da Reunião Magna da ABC 2020.

Professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Davidovich é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutor em física pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e possui pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A, trabalha principalmente com emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser e metrologia quântica.

Além de presidente da ABC, também é secretário geral da Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês). Em 2001, foi agraciado com o Prêmio Twas de Física, com o Prêmio Álvaro Alberto do CNPq e a Medalha Tamandaré da Marinha do Brasil, em 2010, e com a Comenda da Ordem do Mérito Naval, em 2017.