Fernanda Ferreira Cruz (IBCCF/UFRJ)

Pesquisadora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ), a médica Fernanda Ferreira Cruz foi a brasileira indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM) para participar da edição de 2019 do Young Physician Leaders (YPL).

Inaugurado em 2011, o YPL tem como objetivo contribuir para a capacitação na área de liderança para profissionais da saúde. O programa é resultado de uma parceria entre a InterAcademy Partnership for Health (IAP for Health), a World Health Summit (WHS) e a M8 Alliance of Academic Health Centres and Medical Universities. No IAP for Health, a ABC e a ANM compartilham a representação brasileira.

A edição de 2019 aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, em Berlim, na Alemanha. Foram selecionados 24 jovens médicos, abaixo dos 40 anos de idade, de 21 países de 5 continentes, para participação no workshop realizado na Escola Europeia de Gestão e Tecnologia e na WHS.

Graduada em medicina e doutora em ciências biológicas/fisiologia pela UFRJ, Fernanda Cruz contou que o YPL preencheu uma lacuna deixada em aberto durante sua formação. “Assistência médica e liderança em políticas de saúde eficazes precisam de líderes efetivos, mas muitos jovens profissionais precisam aprender suas habilidades de liderança quase por tentativa e erro, pois poucos países estão realmente fornecendo o treinamento necessário”.

Em Berlim, ela participou de um workshop personalizado sobre liderança, onde foram discutidas as habilidades necessárias para promover a saúde e fortalecer os sistemas de saúde em todo o mundo. O programa identificou e reuniu um grupo diversificado de médicos destacados no início da carreira, de várias especialidades e interesses profissionais – educação, prática clínica, saúde pública e políticas e pesquisas em saúde – que estão comprometidos em ser agentes de mudança para a saúde em seus países. “Eles vêm de todas as regiões do mundo e de sociedades diversas em estágios muito diferentes em seu desenvolvimento econômico”, destacou a pesquisadora.

A médica Fernanda Ferreira Cruz com Jo Ivey Bufford (ISUH), Nora Grasselli (ESMT) e Peter McGrath (IAP for Health).

O YPL teve foco na análise de modelos de liderança, inovação, inteligência emocional e resolutividade com o objetivo de desenvolver um plano de ação individual para o crescimento da liderança pessoal. Foram realizadas discussões com especialistas na área de gestão de pessoas e psicologia e visitas aos laboratórios de pesquisa da Bayer Science and Education Foundation e da Siemens Healthineers. E, após o evento, os participantes formaram uma rede, por meio da qual continuam a compartilhar experiências e planejar ações futuras.

No WHS, a cientista brasileira teve a oportunidade de coordenador a sessão “A liderança que desejamos”, organizada pelo seu grupo do YPL. Durante esse fórum, os pesquisadores foram expostos a um excelente programa científico e político, com a participação de um grupo global de profissionais médicos e políticos.

Confira abaixo o relato na íntegra da representante brasileira, Fernanda Ferreira Cruz:

“Pude aprender muito acerca de liderança, como conquistar, como manter; como conciliar vida profissional com pessoal; como identificar o tipo de líder que se é, e o tipo de liderança que seu ambiente de trabalho necessita; como identificar problemas, como destrinchá-los para melhor criar novas soluções; como trabalhar em grupo, como motivar, como delegar, como cobrar; como aumentar sua rede de conexões; como ser uma liderança feminina e minoritária; como enfrentar barreiras e persistir. Pude acima de tudo conhecer pessoas maravilhosas, jovens líderes em seus países que querem acima de tudo mudar a medicina e o mundo para melhor”.

Os participantes do YPL 2019 com os presidentes do programa.