Uma cerimônia no Theatro Municipal, na noite desta sexta-feira (29/11), marcou os avanços do Governo do Estado na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. O “Prêmio SECTI 2019”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi entregue às 27 instituições fluminenses e brasileiras que foram destaque no primeiro ano da nova gestão da administração pública estadual. Sob a responsabilidade da pasta, estão três universidades – Uerj, Uezo e Uenf, três fundações – Faperj, Faetec e Cecierj, além do Ipem.

Além das sete instituições vinculada à Secti, outras seis também foram homenageadas: UFF, UFRJ, UFRRJ, UniRio, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Academia Brasileira de Ciências. As secretarias de Estado, além da PGE, CGE e do RioSolidario, também foram lembradas.

Para a vice-presidente da regional Rio de Janeiro da Academia Brasileira de Ciências, Lúcia Mendonça Previato, a partir de 2019, o perfil da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro está passando por uma transformação.

– É notório que houve uma mudança do perfil da Ciência e Tecnologia fluminense. Quero especificamente falar da Faperj, que nos deu uma grande esperança neste ano. Esperamos que o trabalho continue para que possamos resgatar o momento que a Fundação já teve há alguns anos – falou a vice-presidente.

Leia a matéria completa.