A universidade pública tem prestado um inestimável serviço ao Brasil, contribuindo para o avanço da ciência e da inovação e para a formulação de políticas públicas que levem a um país moderno e menos desigual. A formação de profissionais qualificados e a realização de pesquisas avançadas em medicina, agricultura, energias renováveis, novos materiais, nanotecnologia e biodiversidade, entre outras, beneficiam a saúde da população, a segurança alimentar, a indústria nacional e promovem um futuro sustentável para o país. Fortalecem sua economia e seu protagonismo internacional.

É lamentável, assim, que o titular do Ministério da Educação, um dos mais importantes do país, vilipendie e calunie esse grande patrimônio nacional, propagando denúncias não fundamentadas, que atingem brasileiros empenhados na construção do futuro do Brasil. Com essa atitude, desmerece o cargo que ocupa. Deveria, pelo contrário, estimular os jovens a prosseguir em seus estudos e a ingressar nas instituições que ataca.

A incontinência verbal do ministro prejudica a nação brasileira. É hora de recuperar a integridade do Ministério da Educação. E de promover a educação não apenas como política de Estado, fundamental para o desenvolvimento nacional, mas também como balizadora da conduta dos cidadãos e das autoridades governamentais.

Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2019.

Luiz Davidovich
Presidente da Academia Brasileira de Ciências