Leia a nota à imprensa enviada em 16/11 pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) do desastre do derramamento de óleo na costa do Nordeste brasileiro. O vice-presidente da ABC – Regional NE, Jailson Bittencourt de Andrade, coordena o GT2:

NOTA À IMPRENSA

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informa que, com o propósito de possibilitar a integração dos pesquisadores e grupos atuantes nas regiões afetadas pelo óleo, a Coordenação Científica do GAA, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Coutinho, do IAPM, organizou sete Grupos de Trabalho (GT):

GT1 – Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto
GT2 – Avaliação de Fatores Bióticos e Abióticos
GT3 – Avaliação de Impactos Socioeconômicos
GT4 – Áreas Protegidas
GT5 – Praias
GT6 – Mangues
GT7 – Recifes

Estes GT congregam mais de 100 pesquisadores e cientistas de Universidades e Instituto de Pesquisas Nacionais, notadamente da região nordeste. O escopo das ações compreende estudos que promovem ações de curto, médio e longo prazo.

As ações dos GT estão sendo desenvolvidas conforme as necessidades de respostas ao incidente de óleo. O GT1 – Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto está atuando na previsão do volume derramado e no deslocamento de manchas de óleo no mar, contando com a campanha oceanográfica realizada pelo Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” no litoral da Bahia, para validação das pesquisas realizadas.

O GT1, sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Nobre, realizará entre os dias 18 e 20 de novembro, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos-SP, a oficina “Sistemas preditivos para aportes de óleo em praias brasileiras”, com a participação de cerca de 25 cientistas de várias instituições brasileiras, visando ao estudo de ferramentas que poderão ser utilizadas na previsão do incidente atual e para o caso de futuros desastres ambientais.