A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Distrito Federal (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram uma carta, nesta sexta-feira (1/11), ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, solicitando a retirada da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 18/2019 do poder Executivo do DF, protocolado na Câmara Legislativa. A proposta visa reduzir de 2% para 0,3%/ano o montante de recursos do orçamento destinados à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrital Federal. O documento também é assinado pela Secretaria Regional da SBPC no Distrito Federal (SBPC-DF).

“A aprovação da PELO 18/2019 compromete negativamente o futuro de Distrito Federal ao reduzir o aporte de recursos que poderiam ser destinados a preparar opções e soluções para colocar o Distrito Federal em posição de destaque no seguimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.”

Segundo o documento, o percentual atual definido em lei foi o resultado de uma ampla e longa mobilização da comunidade científica para garantir recursos estáveis e adequados ao desenvolvimento do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no Distrito Federal.

Veja aqui a carta na íntegra.