O Acadêmico Wanderley Guilherme dos Santos, tido como fundador da ciência política no Brasil, faleceu na madrugada de 26 de outubro. O corpo será velado na manhã de 28/10, 2a feira, no Cemitério da Penitência, no Caju. A cerimônia de cremação está prevista para ocorrer entre 11h e 14h.

Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1962 publicou seu primeiro artigo, intitulado “Quem Dará o Golpe no Brasil” que se tornou uma referência por antecipar o golpe militar de 1964.

Em 1969, criou o Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), que hoje é o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uerj).

Doutorou-se em ciência política pela Universidade de Stanford (EUA), em 1979, com a tese “Impasse e crise na política brasileira”. Em 1986, fez pós-doutorado em teoria antropológica na UFRJ. Suas pesquisas tinham foco nos regimes militares na América Latina e na formação de movimentos sociais.

Presidiu a Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2011 e 2013. Aposentou-se após mais de 20 anos trabalhando na UFRJ, onde deu aula de democracia e teoria política.

Em 2016, publicou “A democracia impedida: o Brasil no século 21”, um ano após o impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff. AO longo da carreira, teve mais de 40 livros publicados. Tinha acabado de escrever um livro sobre a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que deve ser publicado nos próximos meses. Até os últimos momentos, continuou pensando a democracia.

O Acadêmico estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Aos 84 anos, não resistiu a complicações de uma pneumonia.

Leia as matérias na íntegra:

G1 Rio
Morre no Rio o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos

O Estado de S. Paulo
Morre o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que previu o golpe de 1964