A partir do dia 21 de outubro, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, recebe a Avenida da Ciência – Mundo MCTIC, uma exposição que reúne todas as entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em um espaço interativo com o objetivo de mostrar a ciência que é feita no Brasil. O evento, que inclui a Avenida da Ciência, será parte integrante da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do país.

Com mais de 180 expositores e 21 mil m² de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia-a-dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas como tanques e um caça da Força Aérea, estúdios de rádio e TV e muitas outras atrações.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) também participará do evento e apresentará diversas publicações em seu stand. O destaque será a exibição dos três vídeos do projeto Ciência Gera Desenvolvimento.

Os vídeos de divulgação científica  são curtos, dinâmicos e cheios de informação que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país.

O evento, que vai até o dia 27 de outubro, é realizado pelo MCTIC em parceria com as secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação do Governo do Distrito Federal. A entrada é gratuita e o evento estará aberto das 9h às 20h de segunda a sábado e domingo das 10h às 20h.

 

SNCT 2019

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável“. O evento conta com milhares de atividades realizadas por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

O tema da SNCT 2019 visa chamar atenção para o uso sustentável de uma das maiores riquezas do Brasil, a biodiversidade. A ideia é focar no trabalho social consciente da ciência e da tecnologia na utilização dos recursos naturais, considerando a sua conservação. Visa também divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.

A motivação para a escolha do tema se baseia, entre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Digno e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Responsáveis; Combates as Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água; e Vida Sobre a Terra.