A vice-presidente da ABC, Helena Nader, durante sua fala na Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados organizou, na manhã do dia 15 de outubro, uma Comissão Geral para debater a defesa das universidades públicas, institutos federais e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Representando a ABC, a vice-presidente Helena Nader defendeu a importância das universidades públicas, do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o desenvolvimento da educação e ciência no país.

Ela argumentou que o momento atual é de uma “economia do conhecimento” e que o Brasil, enfraquecendo os investimentos em educação e ciência,  está indo “na contramão do mundo moderno”.

A cientista criticou que, hoje em dia, muitas pautas sejam logo atribuídas a alguma ideologia e acrescentou que o país precisa de mais união, debate e educação, em todos os níveis.

“Não vamos virar as costas para a educação e a ciência. Vamos fortalecer o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação”, convocou a vice-presidente da ABC.

Assista a Comissão Geral na íntegra aqui.