A K. aerogenes é uma bactéria conhecida por estar ligada a surtos hospitalares e ser resistente a vários dos antibióticos mais modernos. Em um artigo publicado pelo grupo de pesquisa do Acadêmico Thiago Motta Venancio (membro afiliado da ABC, para o período de 2018 a 2022), no FEBS Journal, os pesquisadores elucidaram, pela primeira vez, como é a estrutura populacional desta bactéria.

Os resultados apresentados têm a perspectiva de aplicação no controle da disseminação de cepas – grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas – resistentes, bem como no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para pacientes infectados por essa bactéria.

Além do Acadêmico, professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o artigo tem como primeiro autor Hemanoel Passarelli-Araujo, egresso da Uenf, doutorando em bioinformática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e orientado por Venancio; e como coautores, Jussara Palmeiro, Kanhu Moharana, Francisnei Pedrosa‐Silva e Libera Dalla‐Costa.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://febs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/febs.15005.