No dia 17 de outubro será realizada no Senado Federal audiência pública da Comissão mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, para tratar do  contingenciamento recorrente dos recursos do setor de ciência e tecnologia no país. Serão demonstrados os impactos econômicos da C&T , “oferecendo ao Poder Legislativo fundamentos para o exercício das suas funções na formulação dos orçamentos públicos”, segundo o documento de solicitação da audiência, feita pelo senador Izalci Lucas.

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, destaca que esse é um evento de grande importância, pois o Congresso Nacional e a Comissão Mista de Orçamento, em particular, podem reverter o estrangulamento da ciência e da inovação nopaís. “O projeto de lei orçamentária para 2020 reduz ainda mais o orçamento de C&T e continua a considerar os recursos para C&T como gastos e não como investimentos. Essa postura inibe o crescimento do PIB nacional e mata a galinha dos ovos de ouro: o conhecimento, fonte do protagonismo internacional no mundo de hoje”, alerta.

O alerta de colapso institucional já foi dado pela comunidade científica, assim como o enterro do processo de formação da nova geração de pesquisadores. As consequências desastrosas incluem o fim das perspectivas para o desenvolvimento do país.

Foram convidados para a audiência o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini; o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys; o presidente do Conselho de Administração da Klabin S.A., Horácio Lafer Piva; o presidente da ABC, Luiz Davidovich; e o diretor do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais, chefe do projeto de construção do acelerador Sirius, o Acadêmico Antônio José Roque da Silva.