O Acadêmico Roberto Lent receberá o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cerimônia no dia 24 de setembro, às 14 horas, no Auditório Almir Fraga Valladares, Bloco N do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. A honraria é concedida a professores, titulares e aposentados, com serviços no magistério considerados de excepcional relevância para a Universidade. A solenidade será conduzida pela reitora da instituição, professora Denise Pires de Carvalho.

Lent é professor titular da UFRJ e sua pesquisa é focada na neuroembriologia, principalmente nas seguintes linhas: desenvolvimento e plasticidade do córtex e comissuras cerebrais, quantificação de estruturas cerebrais de diferentes espécies e estudos do córtex cerebral humano. Também tem forte atuação na divulgação científica, sendo autor de diversos livros infanto-juvenis sobre neurociência.

O Acadêmico é o coordenador e um dos fundadores da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE), que tem por objetivo unir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados em realizar pesquisas que possam promover melhores práticas e políticas educacionais baseadas em evidências científicas.