Rio de Janeiro Brazil skyline design | designed by Vexels

A conferência “Graphene Brazil 2019” reunirá, entre 9 e 10 de setembro, os principais atores da comunidade do grafeno e setores relacionados (automotivo, saúde, eletrônica, etc.) para compartilhar, trocar e explorar novas oportunidades de desenvolvimento científico e comercial relacionados ao grafeno, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Dentre os palestrantes principais, está o membro titular da ABC Marcos Pimenta, que tratará das iniciativas de pesquisa em grafeno no Brasil e do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano / UFMG).

Os principais tópicos de interesse a serem abordados pelo evento são: compósitos; revestimentos e tintas; armazenamento de energia; optoeletrônicos e dispositivos eletrônicos; desenvolvimento de novas ferramentas, protocolos e processos; produção e escalabilidade / padronização; e comercialização.

A apresentação do Acadêmico acontecerá das 14h30 às 15h, na terça-feira, dia 10. Doutor em ciências pelo Centre de Recherches sur la Physique des Hautes Temperatures da França e mestre em física pela UFMG, Pimenta coordena o CTNano da UFMG e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono. Na pesquisa, tem experiência em propriedades ópticas de materiais, atuando principalmente com nanomateriais, grafeno, nanotubos, espectroscopia Raman, cristais bi-dimensionais e transições de fase estruturais.

O registro para a submissão de resumos segue aberto. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.