Graduado em química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em radioquímica e química nuclear pela Universidad de Concepción (Chile) e doutor em química nuclear pela University of Cambridge (Inglaterra), o Acadêmico José Israel Vargas começou seu trabalho como docente na UFMG em 1948. Hoje, professor emérito da instituição, Vargas será agraciado com a Medalha Reitor Mendes Pimentel, que homenageia instituições, personalidades ou servidores que se destacaram pela relevância de sua contribuição à UFMG.

A outorga acontecerá no dia 9 de setembro, às 19h, no Auditório da Reitoria, campus Pampulha da UFMG. O professor da UFMG e vice-presidente da Regional Centro-Oeste & Minas Gerais da ABC, Mauro Teixeira, representará a ABC na cerimônia.

Pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), José Israel Vargas também ocupou os cargos de secretário de Tecnologia Industrial no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (1979-1984) e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no governo do estado de Minas Gerais (1977-1979).

Dentre os prêmios e títulos conquistados, recebeu o Prêmio de Ciências (Unesco, 2004); o Prêmio de Cooperação Científica Internacional (governo chinês, 2002); e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Brasília (governo do Distrito Federal, 1993). Além de membro titular da ABC, é membro da Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês) e membro correspondente da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires.

Em 2018, foi homenageado com a Medalha José Israel Vargas, do Departamento de Química da UFMG. A premiação tem como objetivo homenagear pesquisadores que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento das ciências químicas, assim como o Acadêmico.