Pesquisador de renome internacional na área de grafos e algoritmos, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jayme Luiz Szwarcfiter é o vencedor da primeira edição do Prêmio Elon Lages Lima, pela obra “Teoria computacional de grafos: os algoritmos”. A cerimônia de premiação aconteceu em 31 de julho, durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, no IMPA.

Homenagem ao ex-diretor e pesquisador emérito do IMPA, que se dedicou à criação de uma literatura matemática em língua portuguesa, o prêmio foi instituído pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). A gratificação visa promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, destinada à formação e difusão de conhecimentos na área.

“Na academia, há prêmios para alunos, melhor tese, pesquisadores, melhor artigo, mas está faltando uma peça muito importante na construção do conhecimento que é contemplar autores de livros e de monografias. Esta categoria é pouco considerada no nosso ciclo. Escrever um livro de matemática é algo que exige um trabalho muito grande, um esforço por um período longo, mas tem pouquíssimo reconhecimento. É realmente importante incentivar esses autores”, apontou o presidente da SBM, Paolo Piccione.

Amplamente utilizado, o livro de Szwarcfiter aborda um tema importante para a formação básica em Ciência de Dados.

“Por combinar rigor na exposição sem descuidar das aplicações, que mescla temas de pesquisa ativa (em aspectos “puros” e “aplicados”) a implementações computacionais escritas em linguagens de programação bastante atuais, a obra é um exemplo da prolífica interação entre os aspectos da Matemática representados pelas duas Sociedades”, destacou Jorge Lira, presidente da Comissão Julgadora e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Sinto-me muito honrado. Escrever livros em língua portuguesa é fundamental. Além da relevância de estabelecermos um vocabulário matemático com termos em português, é muito importante para alunos da graduação. Há muitos deles que têm dificuldade de pegar um texto em inglês e acompanhar”, disse Szwarcfiter.

Foram analisadas 22 obras na forma de monografias, textos introdutórios e livros-texto publicados entre 2010 e 2018. A seleção considerou os critérios de originalidade, relevância e profundidade; clareza e qualidade da exposição; histórico de revisões, resenhas e eventuais distinções e premiações; circulação nacional ou internacional, bem como as contribuições ao ensino e à pesquisa em Matemática e Aplicações. A premiação consiste em R$ 10 mil, troféu e diploma.

Além de Piccione e Lira, a mesa diretiva da cerimônia foi composta por Carlile Lavor, presidente da SBMAC; André Nachbin, pesquisador do IMPA; Nancy Garcia, vice-presidente da SBM; e Luiz Mariano Carvalho, vice-presidente da SBMAC.

*O Prof. Jayme Luiz Szwarcfiter é membro titular da Academia Brasileira de Ciências