Desde muito jovem, Carlo José Freire de Oliveira enxergava na educação um caminho para sair do que ele chama de “casulo da pobreza” e ter uma vida mais estável. Hoje, o novo membro afiliado da Regional Minas Gerais & Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para o período de 2019 a 2023, busca impactar com ciência na vida de outras pessoas.

Nascido no interior de Pernambuco, em Moreilândia, aos 14 anos, Carlos se mudou para o Ceará. Durante a adolescência, morou na Escola Agrotécnica Federal de Crato e na Casa do Estudante, na mesma cidade.

Criado em meio a uma família de professores, Carlo sempre acreditou que a educação fosse o melhor método para a busca de “dias melhores”. Ele é o penúltimo de 15 filhos, dentre os quais oito fizeram graduação. O irmão José Alberto, geógrafo, é sua maior inspiração: foi ele sua fonte de conselhos, ensinamentos e apoio durante o crítico período da infância.

Em 1998, Carlo se mudou para o Rio de Janeiro para ingressar no curso de medicina veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O interesse pela pesquisa já vinha desde o período na Escola Agrotécnica, mas o cientista considera que as conversas com o professor Luís Carlos Reis, antes, durante e depois das aulas de fisiologia na UFRRJ, foram decisivas para sua opção pela carreira acadêmica.

Depois de graduado, realizou o mestrado e o doutorado em imunologia básica e aplicada na Universidade de São Paulo (USP), ambos sob a orientação da professora Beatriz Rossetti Ferreira. Durante o doutorado, fez ainda um período sanduíche no National Institute of Health, nos Estados Unidos. Entre 2010 e 2011, realizou um estágio de pós-doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Atualmente, Carlo Oliveira é coordenador da pós-graduação em medicina tropical e infectologia e professor do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais da Unviersidade Federal do Triângulo Mineiro (ICBN/UFTM).

Como pesquisador, tem investigado moléculas proteicas e não-proteicas, secretadas ou excretadas por ectoparasitas (carrapatos e barbeiros) e endoparasitas (Trypanosoma cruzi e Leishmania sp) com propriedades vacinais, diagnósticas e/ou terapêuticas no tratamento de processos inflamatórios e autoimunes. Nessa área, o cientista busca ainda descobrir se os parasitas produzem moléculas imunomoduladoras, que sirvam para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes.

Para Oliveira, o título de membro afiliado da ABC significa que “fazer ciência é uma excelente alternativa, especialmente para aqueles que nascem nas regiões mais pobres do Brasil”. Editor associado dos Anais da ABC, como afiliado Carlo pretende continuar fazendo e divulgando a boa ciência, e lutando por melhores condições de ensino e pesquisa no país.