O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e seu diretor, o Acadêmico Ricardo Galvão, têm recebido o apoio massivo de membros e instituições da comunidade científica, após as críticas realizadas ao instituto pelo Presidente Jair Bolsonaro. Em carta, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) afirmou que as críticas não têm qualquer base científica e defendeu a atuação de Galvão e a importância do INPE para o Brasil e o mundo.

A carta, assinada pela Diretoria e Conselho da Aciesp, destacou que, enquanto a questão ambiental ganha cada vez mais peso na agenda internacional, “os dados coletados e divulgados pelo INPE se somam aos esforços feitos por diversos países para a preservação das condições de vida humana e da biodiversidade no planeta”.

A instituição declarou que, ao apontar um aumento na destruição da Amazônia, “o INPE ajuda o país a zelar por um de seus maiores patrimônios naturais”. Ao mesmo tempo que ajuda a economia brasileira a crescer, uma vez que a Amazônia garante “condições excepcionais de funcionamento da agricultura em todo seu território”.

Por fim, a Aciesp estimulou o diálogo e a cooperação entre cientistas e governantes, para que o país possa retomar seu crescimento e aumentar o bem-estar da população.