No domingo, dia 7 de julho, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista recebeu o evento “Domingo na Quinta”. O evento comemorou o Dia Nacional da Ciência, o Dia do Pesquisador e os 71 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e contou com a presença de várias entidades ligadas ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

O Acadêmico Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, e o deputado federal Celso Pansera e estiveram presentes.

Veja fotos aqui.

Em São Paulo, a manifestação foi registrada pela Folha de SP.A reportagem informa que os protestos foram centrados na gestão Bolsonaro – Weintraub, que bloqueou 3.474 bolsas e congelou outras 2.724 bolsas de pós-graduação.

A gestão Weintraub à frente do Ministério da Educação (MEC) tem sido marcada por bloqueios de verbas para universidades federais —30% para todas as federais, o que representa cerca de R$ 2 bilhões e incide sobre recursos discricionários (que excluem salários, por exemplo).

Além disso, houve corte de 42% no orçamento do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), o que equivale a cerca de R$ 2,1 bilhões.

A Folha entrevistou a secretária regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) por SP, Marimélia Porcionatto, que avaliou que mesmo com a pequena presença de manifestantes, o protesto foi bem-sucedido. O foco principal era conscientizar a população do desmonte que está ocorrendo na ciência e na educação. O governo Doria também foi alvo de protestos “por conta de cortes e falta de reposição de pessoal. Outro motivo é a concessão do Jardim Botânico —o Instituto de Botânica fica no local— à iniciativa privada.”

De acordo com a reportagem da Folha, instituições de pesquisa levaram uma feira de ciências para a frente do Instituto Pasteur. No local, era constante a presença de crianças assistindo batalhas de robôs e ouvindo explicações sobre micro-organismos e peixes ameaçados de extinção. “É importante que eles tomem conhecimento da atividade profissional, que é possível ser cientista”, diz Porcionatto. Segundo ela, estuda-se a possibilidade de tornar esse tipo feira mais frequente, com possibilidade de atividades mensais.

Veja algumas fotos de Jardiel Carvalho, da Folhapress. Se for assinante, leia a matéria na íntegra aqui.

Em Belo Horizonte, o Dia Nacional da Ciência foi comemorado no sábado, 6 de julho, com atividades e palestras promovidas pela UFMG no Centro de Referência da Juventude, localizado no centro da cidade. Uma ótima matéria da TV Globo mostra a diversidade de atividades científicas oferecidas ao público: veja aqui.

Outras manifestações estão programadas para esta segunda em Olinda, Pernambuco, e Natal, Rio Grande do Norte, ainda segundo a Folha:

Recife
Ciência na Praça
Data: domingo, 7 de julho, das 9h às 12h
Local: Praça da Várzea, na zona oeste da cidade
Mais informações: https://www.instagram.com/fiocruzpernambuco/

Dia Nacional da Ciência
Data: segunda-feira, 8 de julho
Local: Espaço Ciência – Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda
Mais informações: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=14727

Natal
Nossa Ciência em Debate
Palestra: Os rumos da ciência na era do contingenciamento”
Data: segunda-feira, 8 de julho de 2019, às 8h
Local: Una Casa, Ponta Negra
Mais informações: https://nossaciencia.com.br/dia-nacional-da-pesquisa-e-do-pesquisador-cientifico/