O eclipse solar de 1919, observado em Sobral, contribuiu para que Albert Einstein se tornasse um dos cientistas mais famosos do mundo, pela consolidação da Teoria da Relatividade Geral. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) organizou um Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral para comemorar a data.

A cerimônia de abertura do evento, realizado no Centro de Convenções de Sobral, contou com a participação do Governador do Estado, Camilo Santana, do prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, do ministro da CTIC, Marcos Pontes, e de deputados federais, além dos presidentes da SBPC e ABC, ambos físicos. A praça em frente à Igreja da Matriz, mesmo local onde foram realizadas as medidas em 1919 e que é hoje patrimônio histórico, estava lotada. Houve um concerto sinfônico, com orquestra local.

O presidente da SBPC, Ildeu Moreira, destacou o papel revolucionário da observação do eclipse há 100 anos. Ele explicou que a prova fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein foi a medida da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol, realizada na ocasião. As fotografias foram tiradas em Sobral e na Ilha do Príncipe, na África. Cientistas ingleses foram para os dois locais considerados os mais propícios, em termos de visibilidade. O então diretor do Observatório Nacional, Henrique Morize, que era também presidente da ABC, também liderou uma expedição a Sobral.

A comemoração do Centenário teve o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral e do Governo do Ceará, do CNPq e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A celebração contou com uma miniópera sobre o eclipse, realizada por estudantes brasileiros, portugueses e da Ilha do Príncipe, e o lançamento de um vídeo, voltado ao público infanto-juvenil.

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, participou dos eventos comemorativos. Ressaltou que o evento foi excelente, com diversas palestras de divulgação científica, assistidas por um grande número de entusiasmados estudantes do ensino médio e superior. Lembrou que o primeiro presidente da ABC, Henrique Morize, esteve presente na ocasião das medidas efetuadas durante o eclipse solar e que, cem anos depois, a ABC se fazia presente.

Na parte do evento dedicada às apresentações científicas relacionadas ao tema, Davidovich proferiu palestra sobre “O intrigante mundo da luz”.

Saiba mais sobre o Centenário do Eclipse na edição especial da SBPC.