A Reunião Magna 2019 da Academia Brasileira de Ciências será realizada entre 14 e 16 de maio, ou seja de 3a a 5a feira. A organização e planejamento foram coordenados pelo Acadêmico Edson Watanabe. O Museu do Amanhã, onde será o encontro, é parceiro e apoiador do evento.

O foco será nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas.

Na 3a feira teremos, pela manhã, um painel tratando da relação entre gênero e desigualdade, causas das desigualdades intra e entre países e sobre a redução sustentável da pobreza no Brasil. Em seguida, o ex-reitor da Universidade de Lisboa falará sobre ciência e educação como fronteiras da liberdade. A tarde começará com a apresentação de uma pesquisa longitudinal em favelas do Rio de Janeiro. A seguir, um painel sobre educação trará a experiência da cidade cearense que tem o melhor ensino público do país, a importância da educação científica na construção de uma sociedade menos desigual e a importância da segurança e da paz.

Na 4a feira de manhã é a vez do painel sobre pobreza e saúde, do ponto de vista de qualidade de água e saneamento. A educação também será tratada, com a apresentação de resultados econômicos em escolas brasileiras que foram melhoradas. À tarde, será tratada a questão da pluralização de famílias e sua relação com a sustentabilidade, tem aseguido por um painel que abordará a relação entre energia e bem estar social, assim como fome, alimentos, consumo e produção, sempre do ponto de vista da sustentabilidade.

A 5a feira será dedicada a infraestrutura de cidades, geração de empregos e crescimento econômico no painel da manhã, e às mudanças climáticas. A tarde serão discutidas as relações, tanto da qualidade do ar como da biodiversidade, com a questão da sustentabilidade.

Confira a programação completa da conferência e conheça os palestrantes.

O evento terá conferências em português e inglês, com tradução simultânea disponível no local. É gratuito e aberto ao público em geral, mediante inscrição; portanto a entrada está sujeita à lotação do auditório. Serão fornecidos certificados de participação.

SERVIÇO

Data: 14, 15 e 16 de maio de 2019
Página do Encontro Oficial no Facebook: Evento
Local: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)