A obesidade aumenta ano após ano e se tornou um dos maiores problemas de saúde das populações. No Brasil, atinge 33 milhões de pessoas. No mundo são mais de 672 milhões, se considerarmos apenas os adultos. Esses dados das Nações Unidas levam a uma pergunta: o que está alimentando essa epidemia global de obesidade?

Para responder essa questão, o convidado da próxima edição do Ciências às Seis e Meia é o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Carlos Augusto Monteiro, médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que abordará o papel das corporações transnacionais que manufaturam alimentos ultraprocessados. A palestra ocorre dia 15 de maio, às 18h30, no Observatório do Amanhã. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Consultor de Pratodomundo – Comida para 10 bilhões, a nova exposição temporária do Museu do Amanhã, Carlos Augusto Monteiro é um dos mais importantes especialistas brasileiros em epidemiologia nutricional, campo de estudos sobre a relação entre alimentação e saúde. Ele faz parte do painel de especialistas em nutrição da Organização Mundial da Saúde e colabora regularmente com vários organismos internacionais, entre os quais a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e a Organização Panamericana de Saúde. Mais recentemente, participou da criação do Guia Alimentar para a População Brasileira produzido pelo Ministério da Saúde.

 

Sobre o Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em  parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.