A The American Ceramic Society (ACerS) homenageou o Acadêmico Edgar Zanotto e o pesquisador Raphael Reis, com o prêmio Spriggs Phase Equilibria pelo trabalho “Modelo simples para cinética de transformação de fases de partículas“. O prêmio é concedido aos pesquisadores que fizeram a contribuição mais valiosa para relações de estabilidade de fase na literatura de sistemas baseados em cerâmica durante o ano anterior.

Os vidros são materiais imprescindíveis na vida cotidiana – janelas, garrafas, óculos – e também são utilizados em aplicações de altíssima tecnologia, como: fibras ópticas para telecomunicações, displays ultra resistentes de telefones celulares, computadores e TVs. Entretanto, Zanotto aponta, todos os vidros são instáveis e tendem a se cristalizar com o tempo, especialmente quando aquecidos durante o uso.

Na publicação do Acadêmico e de seu ex-aluno de doutorado Raphael Reis, buscou-se entender e prever a velocidade de cristalização para o desenvolvimento de novas composições vitrificáveis e determinação da estabilidade dos vidros existentes durante o uso.  O trabalho propõe um modelo teórico para descrever e prever a cinética de cristalização de partículas vítreas. “Concluímos que o presente modelo pode prever acuradamente a cristalização de partículas vítreas que se sinterizam (densificam) simultaneamente durante o processo de cristalização”, explica o Acadêmico.

O reconhecimento da contribuição dos pesquisadores brasileiros acontecerá durante as Honras e Banquete de Premiação da ACerS, durante a 121ª Reunião Anual da organização, no dia 30 de setembro, na cidade de Portland, Oregon, Estados Unidos.